22 de out. de 2009

Projeto Cidadão - LIVROS QUE CRIAM NOVOS CIDADÃOS

Projeto interessante, do interior de São Paulo, que usa a leitura para combater a desigualdade e diminuir a violência. leia mais

População mostra a voz contra a violência e a insegurança

Jornal do Estado publica reportagem sobre movimentos cobrando justiça e paz em Curitiba. O texto é grande, mas vale a pena conferir...
Acesse aqui a reportagem.

20 de out. de 2009

Jovens pela Paz é tema de diálogo em Congresso

Representantes de projetos relacionados à não-violência falam sobre o envolvimento dos jovens nas causas sociais durante o 2º Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece de 26 a 28 de outubro, em Curitiba


Qual o papel do jovem nas causas sociais? Como fazer para se envolver? Quais atitudes podem fazer a diferença? Essas são algumas das questões que serão abordadas na roda de diálogo Jovens pela Paz, que acontece dia 28, às 9 horas, durante o 2º Congresso Nós Podemos Paraná, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas aqui.

O redator e roteirista da MTV Brasil, Mauro Dahmer, é um dos participantes do debate. Ele falará sobre sua experiência na produção de campanhas de cidadania e utilidade pública na emissora.

Também participam Joyce Pescarolo, do projeto Não-Violência de Curitiba, representantes do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDEHHA) e do Projeto Oásis, de Londrina, que trabalha na construção ou restauração de ambientes comunitários.

O diálogo está sendo articulado pela equipe organizadora do Prêmio Internacional Jovem da Paz, um programa de incentivo a jovens que trabalham em favor da paz e desenvolvimento integral da humanidade

O Jovem da Paz premiará trabalhos de jovens de 15 a 35 anos atuantes em causas sociais e que promovam a transformação de comunidades. As inscrições vão até 09 de novembro e podem ser feitas aqui

15 de out. de 2009

Participe da campanha Levante-se e Faça sua Parte

Ainda dá tempo de participar da campanha Levante-se e Faça sua Parte, uma ação de conscientização em prol dos Objetivos do Milênio e contra a desigualdade, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A campanha existe desde 2006 e já mobilizou mais de 185 milhões de pessoas em todo o mundo. A meta deste ano é ultrapassar a marca de 116 milhões de pessoas. A ação acontece em 130 países, entre os dias 16 e 18 de outubro.

Para quem vai ao jogo do Atlético, no domingo, vai uma dica: durante o jogo entre Atlético Paranaense e Santo André, às 18h30, os jogadores entrarão em campo com faixas da campanha da ONU “Levante-se e Faça sua Parte pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade”, e os torcedores serão convidados a refletir sobre os temas da fome, pobreza e paz.

Clique aqui e saiba como participar.

9 de out. de 2009

Campanha da ONU sugere mobilização mundial entre os dias 17 e 19 de outubro

O Prêmio Jovem da Paz e o Movimento Nós Podemos Paraná estão mobilizando a sociedade paranaense para a campanha Levante-se e Faça sua Parte pelos Objetivos do Milênio e Contra a Desigualdade, que acontecerá em todo o mundo, de 17 a 19 de outubro. Trata-se de uma campanha mundial contra a pobreza, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). No ano passado, 43 milhões de pessoas aderiram à Campanha.

Segundo informações da ONU, mesmo com o plano global para diminuir pela metade a extrema pobreza até 2015, todos os dias 50 mil pessoas morrem como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres aumenta a cada dia.
Dados do Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 apontam que há cerca de um bilhão de pessoas que vivem no limiar da sobrevivência, com menos de US$1 por dia; e 40% da população mundial (2,6 bilhões), vivem com menos de US$2 por dia. Levantamento do Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) aponta que, em 2007, 30% dos brasileiros e 20% dos paranaenses viviam com uma renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo.

“Esta mobilização é muito importante para despertar as pessoas para a necessidade de trabalhar pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e contra a desigualdade”, afirma a coordenadora do movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago.


Veja como é facil participar:

Registre-se no site


Depois de criar sua conta, inscreva a ação que planeja realizar


Entre os dias 17 e 19 reuna pessoas e peça para que elas se levantem em conjunto por um minuto (aproveite e veja alguns exemplos criativos do Levante-se no site YouTube –


Por último, registre o ato atráves de fotografias e vídeos e baixe na conta que você criou no site

Jovem da Paz - inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional Jovem da Paz, um programa de incentivo a jovens que trabalham em favor da paz e desenvolvimento integral da humanidade. Podem participar jovens de 15 a 35 anos atuantes em causas sociais e que desenvolvam projetos que promovam a transformação de comunidades.


Esta é a primeira vez que Curitiba organiza o Prêmio, que tem o apoio de diversas instituições, como o Projeto Não Violência, DHPAZ, Sociedade Global, Comissão Especial de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba, Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná), Agência Segmento de Comunicação, Curitiba Convention Bureau, Aliança Empreendedora, Trilhas UFPR, AIESEC, Tortura nunca mais, Triesphera Planejamento, Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), e Movimento Nós Podemos Paraná.


Os trabalhos deverão abordar o tema “Ação Jovem” e poderão ser inscritos em oito categorias: educação, cidadania e protagonismo jovem, meio ambiente, saúde jovem, esporte, comunicação, trabalho e renda, e arte e cultura. As inscrições poderão ser feitas até 09 de novembro no site.


Os interessados também podem acompanhar as novidades do prêmio através do twitter e Orkut

6 de out. de 2009

Jovens podem inscrever vídeos na Mostra “Meu Jeito de Mudar o Mundo”

Essa pode ser uma boa oportunidade para a galera antenada em novas mídias. É só filmar um vídeo de um minuto e postar no site da Mostra. Os três melhores ganharão iPods.

Jovens que façam projetos também podem se inscrever no Prêmio Jovem da Paz. As inscrições vão até o final do mês. Não perca tempo e confira o regulamento no site.

2 de out. de 2009

Inscrições para o Prêmio Jovem da Paz começam hoje

Agora é oficial.

Começaram hoje (02 de outubro) as inscrições para o Prêmio Jovem da Paz 2009. Curitiba será o primeiro município brasileiro a organizar o Prêmio Internacional Jovem da Paz, um programa de incentivo a jovens que trabalham em favor da paz e desenvolvimento integral da humanidade.  A data de lançamento do prêmio coincide com o dia Internacional da Não Violência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem ao nascimento de Mahatma Gandhi.

O Jovem da Paz, instituído em 1991, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, reconhecerá projetos e iniciativas de jovens entre 15 e 35 anos, atuantes em causas sociais. Os trabalhos, que deverão abordar o tema “Ação Jovem”, poderão ser inscritos em oito categorias: educação, cidadania e protagonismo jovem, meio ambiente, saúde jovem, esporte, comunicação, trabalho e renda, e arte e cultura.

Não perca tempo e participe! As inscrições vão até 30 de outubro. Clique aqui para mais informações.