9 de dez. de 2009

Construção de Casa de Emergência - São Paulo-SP

O principal problema que Um Teto para meu País (UTPMP) busca resolver é a situação de pobreza extrema em que vivem milhões de famílias na América Latina. No Brasil, esse problema pode ser identificado observando-se os índices de pobreza da população brasileira, que mostram a porcentagem da população que vive com menos de 2 dólares por dia, divulgados por instituições independentes ou pelo governo.

Em um primeiro momento de seu modelo de intervenção, UTPMP trabalha para melhorar de maneira rápida e concreta a condição de vida de famílias brasileiras que convivem diariamente com a miséria em suas habitações. A maioria dessas famílias mora em casa feita de restos, com muitos buracos na parede e no telhado, moradias desprovidas de seu objetivo principal: ser um ambiente seguro e acolhedor para que a família se desenvolva. Frente a essa situação de pobreza extrema, Um Teto para meu País trabalha com a construção de casas de emergência que são casas de madeira pré-fabricadas, de 18 metros quadrados com durabilidade de cerca de 5 anos e que tem como objetivo ser um lar digno para as famílias, um primeiro passo para melhorar sua qualidade de vida, influenciando no seu grau de auto-estima e esperança.

A casa é construída em 2 dias por uma equipe de voluntários universitários em conjunto com a família beneficiada. O processo de construção de casas de emergência estabelece os primeiros vínculos de confiança com os moradores e líderes da comunidade, validando uma relação que nos permite posteriormente um trabalho mais permanente com eles e também serve para aproximar os universitários, futuros líderes do Brasil, da realidade de milhões de brasileiros que muitos desconhecem.

Desde o início do trabalho no Brasil, o projeto beneficiou mais de 200 famílias que vivem em situação de extrema pobreza, envolvendo mais de 1.600 voluntários universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário