9 de dez. de 2009

Entrevista com Marcelle Cavassin Budal - Projeto Escola Sustentável – Itaperuçu (PR)
















• Qual sua profissão?
Professora da rede pública estadual

• De onde surgiu a ideia do projeto?
Da necessidade de trabalhar em sala de aula as questões ambientais emergentes, como o aquecimento global, efeito estufa, destinação de resíduos, etc.

• Como funciona a escola sustentável?
O projeto é financiado pelo Governo do Estado do PR, pela Secretaria de Estado da Educação, num programa chamado Viva Escola. O projeto trabalha a separação dos resíduos sólidos produzidos, faz a destinação dos resíduos orgânicos para uma composteira na própria escola e trabalha este resíduo como adubo para a horta cultivada pelos alunos.
Também recebemos óleo de cozinha usado pelos pais e destinamos à empresa ambiental Santos, com sede no município que nos repassa uma porcentagem do produto desta reciclagem em sabão, resultante do reaproveitamento.

Outras ações são realizadas semanalmente, como: confecção de artesanato e objetos com material reaproveitado, debates, exibição de filmes polêmicos e documentários sobre as questões ambientais, manutenção da horta e muito mais...
















• Você já está aplicando o projeto em algum lugar?
Sim, no Colégio Estadual Frei Beda Maria

• Já obteve resultados?
Além da sensibilização da comunidade escolar, vemos o empenho de muitos colaboradores e um apreço maior pelas questões ambientais. Além disso, temos os produtos da horta, que são utilizados na merenda dos alunos.

• O que te motivou a participar do Prêmio?
Mostrar o trabalho realizado por meus alunos e principalmente ser uma "gotinha de água neste incêndio provocado pelos problemas ambientais"

Um comentário: